domingo, 14 de agosto de 2016

Filhos felizes e Sábios

Alunos…Felizes?





Quantos dos nossos filhos adoram aprender, por aprender? Há sempre uma explicação: Estudar para prova, estudar para ganhar mais, estudar para passar no vestibular, estudar para ter uma carreira melhor, estudar para… A alegria e a recompensa estão sempre no amanhã.
A alegria não está mais em conhecer, em aprender, em descobrir coisas novas, em se tornar mais sábio, em ver o mundo! A escola é um lugar obrigatório, em cujo espaço o tempo não passa e cuja única alegria são as relações entre os amigos.
Não, não é sempre assim. Não vamos generalizar, você deve ter pensado. Você tem razão, mas sejamos sinceros, quase sempre é assim, não é? Pois é, mas isso não está certo e nem precisa ser assim.
Que tal estudar para aprender a viver? Estudar para entender o mundo em que vivemos? Estudar para conhecer tudo que a humanidade já fez de certo e errado? Estudar pelas artes, pela ciência, pela filosofia. Trazer o encantamento de volta?!
Defendo escolas e professores que criam esses ambientes. Defendo um Estado que pensa em sua população assim: Digna de sabedoria e cultura! Defendo alunos felizes por aprender, e não porque o professor é legal, a educação física é divertida, o playground é gigante e os amigos estão lá. Tudo issodeve completar o ensino, o prazer da descoberta do mundo e da história.
Desenvolvo todas as atividades com meus alunos zelando por esse “valor”, e sugiro que todos nós cobremos de nossas escolas e Estado o mesmo!

Afinal de contas, quem não quer filhos felizes e sábios?

Nenhum comentário:

Postar um comentário