quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Um pouco sobre PSICOPEDAGOGIA

O que é psicopedagogia?


Até muito recentemente, a psicopedagogia era uma especialização para psicólogos e pedagogos para a atuação clínica e escolar em questões e dificuldades ligadas à educação. O exemplo clássico é o da criança que tem dificuldade, digamos, de escrever corretamente, a chamada disgrafia.

Os pais, provavelmente com solicitação dos professores ou da escola, recebem a recomendação de uma consulta psicopedagógica. O psicopedagogo, tendo formação em psicologia ou pedagogia, vai avaliar o problema, a dificuldade de aprendizagem através das técnicas específicas da área e vai trabalhar para que o problema seja superado.

O Conselho Federal de Psicologia define a psicopedagogia deste modo: “a Psicopedagogia é uma área de interseção entre a Psicologia e a Pedagogia, um saber constituído a partir das intervenções na educação, destas duas áreas em conjunto, envolvendo atividades que são da competência do psicólogo e do pedagogo. Ou seja, é uma especialidade no âmbito das duas áreas e que, portanto, exige a formação geral e básica em uma delas.”
Resultado de imagem para oq é psicopedagogia

Porém, este posicionamento do CFP vai contra uma nova possibilidade que está surgindo, de que a psicopedagogia seja uma profissão à parte. Agora há curso de graduação em psicopedagogia, quer dizer, se até há pouco era necessário fazer uma graduação anterior, em psicologia ou pedagogia, e somente depois se especializar, atualmente é possível já ir direto para a psicopedagogia.

Entretanto, preciso deixar claro que a graduação não está sendo oferecida ainda em muitas regiões do Brasil, ao contrário da especialização (que é mais disseminada). O Curso pioneiro é o da Universidade Federal da Paraíba. No site desta instituição, podemos nos informar melhor sobre a graduação em psicopedagogia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário